domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cândida Branca Flor



Cândida Branca Flor, (Beringel, 12 de Novembro de 1949 - Massamá, 11 de Julho de 2001), de seu nome verdadeiro Cândida Maria Coelho Soares, foi uma reconhecida cantora portuguesa.

Frequentou aulas de canto com a professora Maria do Rosário Coelho, e entrou na carreira artística integrando a Banda do Casaco, grupo inovador na música popular portuguesa dos anos 70. Foi, aliás, ao tema "Romance de Branca Flor" do álbum Coisas do arco da velha (considerado em Portugal como 'Disco do Ano' de 1976), que foi buscar o nome artístico que a tornaria célebre na sua carreira a solo.

Ídolo das crianças no final da década de 70 e início dos anos 80, apresentou, ao lado de Júlio Isidro, o programa televisivo "Fungagá da Bicharada", enveredando, depois, pela carreira de cantora com a edição da banda sonora desse programa.

Em 1979, participou, pela primeira vez, no Festival RTP da Canção, com "A Nossa história de amor", voltando ao certame em 1982, em "Trocas baldrocas" e, em 1983, ao lado de Carlos Paião, com "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)". Entre 1978 e 1993, editou oito álbuns. Nos últimos anos, colaborou com inúmeros nomes da música popular portuguesa e deu espectáculos atrás de espectáculos para os emigrantes portugueses no estrangeiro.

A 11 de Julho de 2001 suicidou-se, o que surpreendeu os seus admiradores devido à imagem de alegria contagiante que projectava em público.

Fonte: Wikipédia

1 comentário:

Muito obrigada pelo seu comentário.
Manela Galvão